terça-feira, 16 de novembro de 2010

ALGUÉM JÁ VIU A DEUS?

Um irmão iniciante na fé, me fez a seguinte pergunta:

“Deus já foi visto por alguém ?.
Algumas passagens bíblicas dizem que sim:

1- Gênesis 32, 30 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
2- Êxodo 24, 11 Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam.
3- Êxodo 33, 11 E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo;
4- Juízes 13, 22 E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.
_______________________________________

E outras dizem que não:

1- João 1:18 Ninguém jamais viu a Deus;
2- João 4:12 Ninguém jamais viu a Deus;
3- 1 Timóteo 6:16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver.”


A minha resposta foi:

É muito complicado falar das linguagens da Bíblia sem nos aprofundarmos em outros estudos ou ciências.

Vou tentar ser conciso e claro na inferência sobre, ok?
Uma coisa é algo estar na sua frente, de costas viradas para você, como numa fila; outra, é estar na frente, voltado para você, face a face. Ou seja, não necessariamente as pessoas viam o rosto de Deus, mas estavam de frente!
Usando o latim para explicar o termo “face a face”, (veio do grego πρόσωπο α πρόσωπο = pessoa a pessoa) a bíblia pode estar usando por exemplo o termo mais aproximado para dizer “estar do mesmo lado em um ato ou situação”.
Estar face a face (ou cara a cara) pode também gerar o sentido de hostilidade, uma vez que inimigos na antiguidade estavam sempre prontos a digladiar-se. A preposição "contra" no português antigo tinha valor neutro: em textos medievais, "rezar contra o céu" muitas vezes significa "em direção ao céu". Por isso que às vezes a tradução para o português, pode confundir até mesmo os autores na tradução de algumas passagens da Bíblia.
Vejamos o que diz Êxodo 33:11, “Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo” Mas no mesmo capítulo,“Disse o SENHOR a Moisés:...Não me poderá ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.... tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá” (Êxodo 33:17,20,23). Isso foi quando Moisés pediu para ver a face de Deus. A Bíblia relata que Moisés viu a Glória, e não viu a face de Deus.
Um outro momento que especula-se com relação à face de Deus, é em Daniel, 7:9. Daniel viu o “Ancião de Deus”, no seu trono, relata sobre tudo o que viu inclusive a veste e os cabelos, mas não cita que viu a face de Deus.
Em outro momento na Bíblia tem um outro relato depois da morte de Moisés, Dt 34:10 “Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face”.
Quando o Senhor falava com Miriã e Arão, Ele mesmo falou sobre Moisés: Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR;” (Números 12:8). Mas Deus não fala que Moisés tenha visto a Sua face.
Agora que já falei do termo usado para traduzir a escritura primeiro do grego para o Latim / Português, vou inferir com relação ao NT as mais recentes colocações acerca do caso:
Em João Cap 14, a partir do verso 8, é descrito uma passagem em que Filipe pediu para que Jesus lhes mostrasse o Pai que lhes bastava. A resposta de Jesus foi: “...Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” Jo 14:9. Nesta passagem Jesus afirma que é a imagem de Deus, e Paulo afirma na carta aos Colossenses 1:15.
E João por sua vez reforça tudo o que foi dito: Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (João 1:18).
Ainda em João, no versículo 46 do capítulo 6, quando Jesus falava que era o pão que desceu do céu, e afirmando a sua “identidade divina” disse: “Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.” Ou seja, Ele, Jesus, afirmou que além Dele ninguém viu a Deus.
Paulo, ainda novamente, reforça em 1Tm  6, 13:16 “Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus... Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.”
Aqui, caro irmão, penso que já dá para esclarecer completamente quaisquer dúvidas, acerca do assunto. Ou seja: "Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou”.
Na graça e na paz!

5 comentários:

  1. eu já vi DEUS em toda sua gloria ninguém pode imaginar o quão belo é ...seu trono a luz que emana do seu ser para td o universo... são cores que não existe na terra e o rio de aguá viva que emana dos seus pés com melodias que ser nenhum possa se quer imaginar...eu tive este privilegio...obrigado senhor

    ResponderExcluir
  2. eu já vi Deus e bonito e bondoso esta sempre a rir e falou-me sobre o que era a morte e para que servia numa visão e não estou a brincar vi mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Ninguém jamais viu a Deus! A não ser Jesus! Como está escrito no evangelho de JOÃO 1:18 e 6:46 A palavra de Deus independente de estar no velho ou no novo testamento, ela não muda! Como nos mostra 1timóteo 6:15,16 ( Jesus no seu tempo, mostrará o único e poderoso senhor! Rei dos Reis e senhor dos senhores ou seja, Deus! ) Como também Paulo relata em 1coríntios 13:12 (Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face. Agora conheço em parte , mas então conhecerei como também sou conhecido.

    ResponderExcluir
  4. ... Quer dizer, Jesus no seu tempo! E não no nosso, da nossa vontade! Homens tementes a Deus amigos de Deus não o viram face a face ! Como pois alguém natural pode vê?

    ResponderExcluir
  5. Srs,
    Conforme Ap 19:13, Jesus Cristo sempre foi a eterna Palavra de Deus, ou seja, o Espirito que saiu da boca de Deus (Sl 33:6) e que criou todas as coisas (Cl 1:16-17). Mas, se Deus é Espirito (Jo 4:24 e 2 Co 3:17), podemos entender, entao, que a Palavra de Deus é o Espirito Santo de Deus, que saiu da boca de Deus, um vez que o Espirito Santo de Deus e o Espirito de Cristo sao os mesmos (1 Pe 1:11). Assim sendo, nao existem tres pessoas, mas um unico Deus, o qual, pelo Seu Espirito, gerou a Sua Palavra no ventre de uma virgem (chamando-A de "Filho"). Apos o nascimento, a Palavra de Deus feita carne (Jo 1:14) cresceu e se fortaleceu em espirito, enchendo-se de sabedoria e graça para com Deus e os homens (Lc 2:40,52). Aos 30 anos, Ela foi ungida pelo Espirito Santo (Mt 3:16), a fim de receber virtude e poder para cumprir o ministerio para o qual havia se tornado carne, de forma a operar sinais, prodigios e maravilhas (At 10:38 e Jo 14:10). Para tanto, foi necessario que a Palavra de Deus se esvaziasse da Sua gloria (Fp 2:7), e, como homem, se limitasse no tempo e no espaço, fazendo-se um pouco menor do que os anjos (Hb 2:9). Dessa forma, foi possivel que o imortal (1 Tm 6:16) se revestisse da mortalidade, a fim de que a Palavra pudesse morrer pelos pecadores, pagando suas dividas no duro madeiro da cruz (Cl 2:14). Na morte, a Palavra feita carne foi à sepultura (Mt 12:40), mas, pelo atributo da onipresença (Sl 139:8), Ela continuou viva na boca e no coraçao de Deus, nas pregaçoes feitas no Templo em Jerusalem e no coraçao daqueles que creram n'Ela. Ao vencer o inferno e a morte, a Palavra de Deus voltou para o seio de Deus (Jo 1:18), donde nunca saira (Jo 3:13), sendo colocada em posiçao de honra (Sl 110:1), acima do proprio nome de Deus (Sl 138:2). Ou seja, com a vitoria real e concreta, a Palavra de Deus tornou-se o bem mais precioso para Deus, uma vez que Ela havia sido ultrajada e tida como mentirosa (Gn 3:4). Por isso podemos compreender que a doutrina da trindade é uma heresia sem tamanho, pela qual muitos desagradam a Deus e, sem perceber, fazem da eterna Palavra de Deus uma especie de deus-menor (o tal deus-filho, antibíblico).
    Indico o seguinte video: https://www.youtube.com/watch?v=asFOVIcj3Bk

    ResponderExcluir