domingo, 21 de novembro de 2010

CRISTÃO PODE LUTAR CAPOEIRA?

Eu não consigo entender tanta bagunça por causa de algo tão simples:

Vamos para a sistemática da coisa: Capoeira e uma arte Marcial? Se sim, vejamos:

Arte marcial refere-se a arte da guerra, vinculada aos deuses “Marte” e “Ares”. Logo, seria pecado, praticar qualquer arte marcial, seja judô, Karaté, o Kung Fu, o Tae-Kwon-Do, seria tudo obra do demônio!

Sendo uma expressão cultural (que deve ser respeitada, pois nós não somos brancos puro, somos uma mistura de irmãos afro, que trouxeram da África essa dança), capoeira é uma mistura de dança, cultura e música. Aqui no Brasil ela foi aperfeiçoada por escravos descendentes de africanos, que fizeram o nosso país ser rico como é.

Uma das características que distingue a capoeira das outras artes marciais, é o fato de ser acompanhada de música (talvez a única coisa que separa das outras danças o que as tornam do bem, e a capoeira do mal).

O termo capoeira é originado no tupi, a língua mãe já quase extinta no interior do norte do Brasil, tanto é que pelo fato de ser uma “dança livre”, inclusive em movimentos, nomeou-se as grandes propriedades rurais de base escrava, onde praticavam essa dança que reúne sensualidade, rapidez, e complexidade (eu por exemplo nunca aprendi a dar um martelo ).

Agora só porque os escravos trouxeram essa dança, a igreja, ou o povo (não vou generalizar para não me tornar igual ou ser injusto), atribui aos demônios, bem como tudo o que os negros fazem... como se tudo o que viesse dos nossos irmãos africanos fosse demoníaco ou não pertencesse ao “Deus Verdadeiro”.

O que acontece é que algumas denominações, se acham perfeitas demais, para permitir a um “gingado estranho”, porque parece a dança “macumba”... Nem tudo o que parece é. Existem grandes nomes de candomblecistas, que foram mestres de capoeira, bem como existem grandes nomes de evangélicos que tiveram outras profissões e habilidades.

O “povo cristão” hoje, tem é uma grande tendência a “pecalizar” tudo o que não está nas fronteiras de suas denominações. Como se Deus não estivesse em outro lugar, fora da porta da sua igreja!
É isso!

7 comentários:

  1. eu sou cristã eu adoro capoeira,mas muito me criticam por eu ser cristã e fazer colheografia na e igreja e por lutar capoeira

    ResponderExcluir
  2. Eu faço parte do (GRUPO LEGIÃO BRASILEIRA DE CAPOEIRA) Tenho um projeto chamado (GINGA DO ARAÇÁ) na lagoa do araçá no bairro da Imbiribeira,Recife, Pernambuco.
    Além de ensinar o jogo,a luta,a dança da Capoeira. Também é um projeto evangélistico. Pois Jesus disse: "Ide e pregai o Evangelho, a toda a criatura..." (Mc 16:15).

    ResponderExcluir
  3. Arte marcial refere-se a arte da guerra, vinculada aos deuses “Marte” e “Ares”. Logo, seria pecado, praticar qualquer arte marcial, seja judô, Karaté, o Kung Fu, o Tae-Kwon-Do, seria tudo obra do demônio!

    ResponderExcluir
  4. eu sou evangélico sou de jesus e faço capoeira ,pois capoeira não é do capeta

    ResponderExcluir
  5. Sou negro, bisneto de africano, conheço capoeira, estudo sobre capoeira, conheci mestres da capoeira, estou rodeado de capoeiristas, fiz parte de bater tambor, perdi membros da família batendo tambor, trabalhei com grupo de libertação por ser salvo por Jesus Cristo, e digo: CAPOEIRA NÃO. Se você quer saber pergunte aos mestres. Eles dirão a origem se é que eles estudaram capoeira. Os metres de hoje são adolescentes enganados e enganadores. CUIDADO IRMÃOS

    ResponderExcluir
  6. Fui casada com um capoeirista que se dizia Cristão por 10 anos, 18 anos de relacionamento ao total. Qdo nos conhecemos ele já era Capoeirista e eu era espirita, mesmo assim e ainda assim, sempre que ia em alguma roda de capoeira me sentia mal. Entre namoro e casamento foram 8 anos e durante esse período me converti a fé cristã, por amor a ele. Meu marido era um homem de princípios...justo, bondoso, trabalhador e muito dedicado a obra social mas completamente apaixonado pela capoeira e não por JESUS. Quando estava fora da Capoeira era um homem exemplar, qdo estava dentro, o MESTRE dele era o exemplo dele...um homem...pecador e cheios de falhas como todos nós.Certa vez, me neguei a chamar esse homem de Mestre, pq ao meu ver MEU MESTRE É JESUS e só a ele devo essa honraria. Desde esse episodio, esse homem começou a exigir mais e mais a presença do meu marido em eventos e confraternizações de Capoeira (mulheres, macumba e muita traição) ameaçando impossibilita-lo de fazer trabalhos voluntários com a Capoeira (que sempre foi o foco dele...resgatar crianças da marginalidade através do esporte)caso ele não estivesse mais presente. Meu marido o via como MESTRE resolveu ceder as pressões dele... Resultado,começamos a ter problemas com mulheres que o procuravam, boatos envolvendo travestis, meu marido não tinha tempo pra ficar em casa com a familia e quando estava, era vendo videos e falando com pessoas da Capoeira... e comecou a me ver como inimiga dele...um certo dia, acordou arrumou as malas e saiu de casa... Hoje, fala pra quem quiser ouvir que vai dedicar a vida dele a CAPOEIRA e que vai sair do pais representando a Capoeira lá fora (percebam... não é espalhar a palavra de Deus e representar o grupo de Capoeira) por mais que eu implore para ele voltar pra casa, para um casamento de dez anos ele alega que a Capoeira é a vida dele! Não tivemos filhos mas se tivéssemos jamais permitiria que um filho meu praticasse Capoeira... Sei da importância cultural desse esporte para o Brasil e reconheço seu mérito mas na minha visão que é apenas de uma humana, cheia de erros... esse esporte destrói almas de maneira sutil... além de transformar homens em escravos, transforma famílias em ruínas. Essa é minha experiencia de 18 anos como esposa de um Capoeirista. E mesmo que Deus não restaure meu casamento, oro todos as noites para que meu marido seja liberto dessa pratica e enxergue que o único que deve ser o MESTRE da vida dele é Jesus.

    ResponderExcluir