quinta-feira, 11 de novembro de 2010

COMO NASCE UMA IGREJA

Do zero? - Exatamente.
Abriu uma igrejinha semana passada na periferia de Diadema. Eu passava por aquela avenida todos os dias e nunca vi nada de novo, e de repente de uma semana para cá, notei uma placa na frente "Igreja Evangélica Fonte dos Mananciais de Deus" .Achei estranho o nome meio redundante - fontes dos mananciais  - eu colocaria ou fontes ou mananciais de Deus, pois segundo o dicionário Aurélio temos as seguintes definições:
Fonte: Nascente de água
Manancial: Nascente de água
Traduzindo em miúdos fica assim: "Igreja Evangélica Nascente de água das Nascentes de água Deus".   
Bom, mas voltando ao nascimento da dita-cuja... Fiquei curioso, para entender o que estava nascendo de uma forma tão tímida, visto que os grandes "leões" quando nascem, aparecem em um programa de TV com milagres e curas ensaiadas, e em pouco tempo já tem cristãos adeptos de todas as classes sociais, e assim conseguem expandir e manter o "negócio aberto", e logo em fase de expansão, a exemplo de algumas apostólicas que existem por ai. 
Contudo, esses fundadores, são quase sempre pessoas letradas e persuasivas.
Não vou dizer que são cultos porque isso eles não são, pois cometem erros em todos os aspectos: uma hecatombe no vernáculo e um verdadeiro assassinato aos ensinamentos bíblicos.
Estes pastores se fundamentam em um livro qualquer do velho testamento, começam a pregar sem nenhuma base teológica, e logo que acabam o repertório ensaiado, apela para as revelações, para os ensinamentos de homens, para as falsas doutrinas, e assim se desviam do verdadeiro evangelho do Senhor, que é o evangelho fundamentado no amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, (Lc 10:27),  e assim começa a exclusão religiosa, as rivalidades por espaço na TV, e a briga por disputa de fiéis pela cidade.
A tal igrejinha ainda em fase de nascimento, saindo da incubadora, enfrentou o primeiro problema: não ter lugar para os membros se sentarem!
A igreja ainda tem menos de 15 membros e com isso começa a petição de ofertas para ajudar a iniciar o ministério. Os irmãos entram como "sócios do negócio de Deus”, doando cadeiras, armários e toda a sorte de artigos necessários em uma igreja.
Outros irmãos que estão sem "oportunidade" na igreja do pastor "x", saem de lá para montarem uma banda nesta igreja, pois como tem um violão, uma guitarra ou uma bateria, e como a igreja das águas, é avivada, adere ao grupo por meio da banda e assim vai... 
O povo gosta de folia, e quando tem um som estridente, acredita que o poder de Deus ali naquele lugar se torna maior. O fogo cai, e os irmãos pulam metros de altura sob o "fogo do espírito". A esposa do pastor me aparece com umas revelações cada vez mais escabrosas, e dentro de poucas semanas tem pessoas maravilhadas com o poder dessas revelações de Deus.
Mais tarde, quando arranjam um dinheirinho, registram a empresa, digo: igreja,  (pois anotam o CNPJ logo abaixo do nome na placa como se dissessem: está registrado, não roubem meu nome!) e começam os shows de prosperidade e enganação, mais para prosperidade do que para salvação!
Comecei percebendo que essas igrejinhas minúsculas não pregam tanto a prosperidade, e até acreditam que o amor ao dinheiro é a razão de todos os males, (1 Timóteo 6:10) pois falam mal da igreja do "leão" (não falo isso fazendo alusão a nenhuma igreja, daquelas em que os líderes sempre são donos do maior pedaço do bolo), e por isso não exploram os fiéis nos dízimos e toda a petição de fato é aplicada na igreja para que esta cresça, de forma que os seus líderes sempre prestam conta dos gastos e rendimentos.
Conversei com irmão Jonas, [dessa igreja] e pude entender o seu nascimento, baseado em uma visão do pastor. 
Contou-me Jonas que este pastor, aqui chamado de Joel, pertencia a uma igrejinha destas dos ministérios pentecostais, e como membro, volta e meia tinha a oportunidade de falar algo, ou cantar um hino, fazer uma mini-pregação. Ele teria sido revelado por Deus que deveria fundar um ministério, para "banhar o povo de dEle". E me conta que nesta visão, esteve face a face com o Pai, e que saía de Seu Templo um rio de água limpa, e que o Próprio Deus lhe revelara um segredo, [o qual não me revelou, pois se o fizesse deixaria de ser segredo], nem fiz questão de saber dessas coisas ocultas, não quero carregar o peso de um segredo qualquer, mesmo que seja "de deus".
Ainda penso que Deus já nos revelou tudo o que deveria ser revelado por meio de Seu Filho, por quem constituiu herdeiro de tudo e por quem também fez o mundo (Hb 1:2).
A visão deste pastor, é totalmente contraditória ao que João diz: "Ninguém jamais viu a Deus" (1Jo 4:12), e até mesmo no Velho Testamento que estas igrejas tanto gostam de usar como base para pregações, temos indicação de que nenhum homem poderá ver a face de Deus e continuar vivo, a exemplo de quando Moisés pediu a Deus para mostrar a sua face (Êx 33:20).
Logo, passa a ser herética a visão deste pastor. Está até parecendo o Rick Joyner que conta a sua experiência de ter sido arrebatado até o terceiro céu para bater papo com Jesus!

Como diria um ditado usado pelo meu pai:Esse povo pensa que o céu está perto!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário