sábado, 25 de dezembro de 2010

CANTATA PRESBITERIANA

Hoje me desafiei a ir a uma Igreja Presbiteriana assistir a uma Cantata de Natal.
Cheguei pontualmente às 19h e estavam cantando um hino (muito bíblico por sinal) e logo começou... o coral subiu ao altar, cheio de mulheres e homens, cantando em contralto e soprano que dava gosto!

Foram 38 minutos de música, bem arranjada, bem ensaiada; A igreja não estava lotada e nem eu esperava que estivesse, mas foi muito proveitoso o culto.
Depois da cantata, o pastor fez uma pregação muito inspiradora em João 1. Falava do verbo que habitou entre nós.
A pregação discorreu perfeitamente bem, o pastor falou com relação a simbologia do Natal, da comercialização da data. A única coisa que eu não faria no lugar dele era comemorar ainda que sendo nesta época do ano o nascimento de Jesus, mas não vou ser radical a tal ponto, pois seria chamado de herege. Como ele é presbiteriano e acredita nas idéias de Calvino que se fundiram com o Anglicanismo não vou criticá-lo, ele foi muito claro na sua "aversão" ao materialismo que transformaram essa data escolhida para comemoração do evento mais importante do Cristianismo. Mas não tenho como negar que da linhagem do primitivismo é uma igreja aceita, dentro do roll protestante, como uma das ramificações de Cristo que não se contaminaram completamente, pois não há um justo, nem um sequer, e com a igreja não seria diferente.

Quem me conhece entende que o fato de não ser pentecostal, já me diz muito e ganha alguns pontos no meu ibope!
As duas vezes que algum irmão foi convidado a orar, ele orou sozinho e a igreja acompanhou, sem dizer palavra, além do “amém” sempre com ordem e com decência conforme a palavra determina. Leu a bíblia na versão FIEL, o que é muito bom, pois assim, temos a certeza que a pregação é única e que a bíblia não é fajuta como em muitas denominações pentecas. E mais uma coisa que eu gostei: Não oraram em línguas estranhas, (graças a Deus!!!) o que edificou a igreja.

Não esperei o banquete de frutas que serviram após o culto, mas saí saciado, porque o pastor pregou a verdade e não distorceu o evangelho de João. Embora tenha usado uns versículos de Efésios e Romanos, foram totalmente dentro do contexto.

Antes de sair, cumprimentei o pastor responsável pela pregação, pode ser que eu volte lá, mais vezes, porque foi simplesmente maravilhoso.
Foi isso.

Um comentário:

  1. Essa postagem me deixou bem aliviada, pois, por coincidência cliquei no ano de 2010 para começar a ler de traz pra frente!

    ResponderExcluir