domingo, 18 de janeiro de 2015

SOU CRISTÃO, POSSO SER A FAVOR DA PENA DE MORTE?

Fonte da Imagem: 
http://blogs.band.com.br/miltonparron/a-pena-de-morte-no-brasil/
Meu amigo, minha amiga! 
Me fizeram essa pergunta várias vezes essa semana, devido a alguns comentários que fiz no Facebook por conta daquele brasileiro que foi condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas, e eu apoiei veemente a atitude do presidente daquele país, e repliquei várias vezes a mensagem de que o Brasil deveria adotar esse regime de punição por crimes e delitos (se bem que ele funciona muito bem, em um país que tem justiça precisa e JUSTA, o que não é o caso do Brasil).
Estas perguntas e afirmações condenatórias contra mim,  vieram de amigos e pessoas que me admiravam até então, que não concordavam com meu ponto de vista - algumas delas, até desfizeram a amizade comigo! O que só tenho a agradecer, pois me poupou o trabalho de excluí-las.
Estive conversando com um grupo de pessoas que se consideram teólogos em um grupo fechado na internet e fiquei perplexo com o quanto fui reprimido por expressar meu ponto de vista, baseado em minhas ideologias e estudos.
A maioria das pessoas que se mostraram contrárias a pena de morte eram de igrejas consideradas fundamentalistas e que seguem as 5 solas (Sola fide, Sola scriptura, Solus Christus, Sola gratia, Soli Deo Gloria), e que são extremamente defensoras das leis do antigo testamento, as leis de Moisés, como por exemplo, guardam o sábado, não cortam cabelo, não dançam, não bebem, não se depilam, mulheres que não vestem calças, homens que não usam saias, mulheres que não usam maquiagem etecétera., o que me causou estranheza, uma vez que estas leis eram as mais sanguinárias possíveis e que não devem ser associadas as Solas, que foram um marco da reforma protestante em contradição aos ensinamentos de Roma e fundamentadas nas escrituras, mas descartando alguns dos principais preceitos do Cristianismo Contemporâneo: abandono do que lhe é conveniente e adoção do que lhe é viável!
Moisés era um justiceiro, e os ensinamentos de seus livros, mais especificamente do Pentateuco (Gênesis a Deuteronômio), deveriam ser aplicados nestas igrejas na integra e não de acordo com sua conveniência.
Os justiceiros estão presentes nas sociedades desde os primórdios e citarei alguns exemplos da Bíblia que estipulam a pena de morte:
"Quem ferir um homem e o matar terá que ser executado". Êxodo 21:12.
"Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus foi o homem criado". Gênesis 9:6
"Se alguém ferir uma pessoa a ponto de matá-la, terá que ser executado". Levítico 24:17
"Se um homem ferir alguém com um objeto de ferro de modo que essa pessoa morra, ele é assassino; o assassino terá que ser executado". Números 35:16
O próprio Deus, teria instituído as leis: "Não se envolva em falsas acusações nem condene à morte o inocente e o justo, porque não absolverei o culpado". Êxodo 23:7
No Novo Testamento, tem muitas outras passagens que alertam para a pena de morte já instituída naqueles tempos:
"Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto à espada, morto à espada haverá de ser. Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos".  Apocalipse 13:10.
"Eles me interrogaram e queriam me soltar, porque eu não era culpado de crime algum que merecesse pena de morte".  Atos dos Apóstolos 28:18.
Não foi apenas uma ou duas vezes que a Bíblia teria mostrado que a pena de morte deveria existir para punir os que cometessem conduta merecedora, e agora sou julgado porque defendo a mesma pena de morte? 
Poderia ficar aqui citando passagens até amanhã, em que o mesmo Deus que é de amor e de paz, na Bíblia dos cristãos, é o mesmo Deus que ama a justiça e a faz cumprir doa a quem doer, porque além de bondade, ele é Deus de justiça.
Agora os irmãos vem me criticar por defender uma causa que até a Bíblia, que é o livro que eles dizem seguir, aprova e descreve como justa fiel e verdadeira? Eu fico me perguntando de que lado esses fiéis estão, e até onde a conveniência os fará defender a religião que acreditam.
Se eles fossem levar em consideração o peso e a medida, ou seja: o alto preço com relação ao crime, embora, eu não fosse concordar com eles, porque a mesma bíblia ainda diz que "Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus..." e "...é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência",  
(Romanos 13:1-5) eu ainda iria abrir um leque para a discussão do mérito, mas do contrário, só tenho a lamentar, porque esses cristãos que dizem amantes e tementes a Deus, e que vão todos os domingos, adorar a Deus na igreja, acabam deixando com que seus sentimentos, sejam mais fortes do que aquilo que a sua crença deve determinar, e manipulam de forma desonrosa a sua fé, fazendo o que acham que é certo, e abandonando aquilo que deveriam acreditar!
Que tal, jogarem fora suas bíblias, e passarem a adotar a "lei da conveniência"? Já é isso que eles andam fazendo por ai...
Ou então vamos seguir apenas o novo testamento e pregar o amor a tudo e a todos, liberar tudo, perdoar tudo, e viver em um mundo em que nada é pecado, que tudo pode, e que Deus perdoa tudo, que as leis não existem - que em pouco tempo, isso que já vivenciamos, - a impunidade irá reinar.

Um beijo para quem quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário