sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MOVIMENTOS PENTECOSTAIS: ENGANO NA RUA AZUZA, LOS ANGELES, 1906

Deitado na minha cama essa noite, me veio a mente um trecho que li há uns três anos,  por e-mail, que me foi enviado por uma amiga, que foi na verdade, uma tradução do inglês da obra de David Cloud, feito por uma grande amiga, Mary Schultze, em 2009, que foi de excelente valia para fundamento da crítica ao movimento pentecostal. Tenho muito a escrever sobre esse movimento, mas de uns tempos para cá, tenho estado cansado... não tenho querido me desgastar com esses assuntos, pois os curiosos vazios se tornam irritantes e estridentes ao refutar um assunto que não dominam e apelam para a violência intelectual, o que me machuca mais que socos e pontapés.
Sem delongas, segue o trecho da Mary, apud Cloud:

“Tenho examinado e reexaminado, durante mais de três décadas,  os movimentos pentecostais/carismáticos, desde que fui levado a Cristo por um pentecostal, em 1973, e comecei a buscar a vontade de Deus sobre o falar em línguas e os dons miraculosos das igrejas primitivas. Construí uma volumosa biblioteca de material sobre este assunto, entrevistei pentecostais e carismáticos, tendo assistido a conferências com credenciais da imprensa. Dediquei-me a este estudo de mente aberta, a fim de me comprometer somente com a verdade e com nenhuma tradição nenhuma.  Sou membro de uma Igreja Batista Independente, mas a doutrina e a prática batistas não são a minha autoridade; somente a Bíblia. Cada nova avaliação do Movimento Pentecostal/Carismático tem-me trazido uma crescente convicção de que ele não é bíblico e é perigoso. Este livro começa com a minha experiência  com o Movimento Pentecostal.  A próxima sessão trata do Movimento, começando com a entrega de sinais miraculosos, a partir da segunda metade do século 18.
Em seguida, examino os movimentos do século 19, os quais levaram à criação do Pentecostalismo e ao desabrochar do “falar em línguas”, com a Charles Penham’s Bible School, em Topeka, Kansas, em 1901, e a Missão de William Seymour, na Rua Azuza, em Los Angeles, 1906.
Vamos examinar algumas das principais denominações pentecostais: o Latter Rain; os principais evangelistas da cura; as Sharon Schools e a Nova Ordem do Latter Rain; os Manifestos Filhos de Deus; o Movimento Palavra da Fé e os líderes principais; o Movimento Carismático; a Renovação Carismática da Igreja Católica Romana; os profetas pentecostais; a Terceira Onda e os recentes escândalos pentecostais. Concluímos a sessão histórica com uma olhada no fenômeno do Reavivamento do Riso. Na última sessão do livro, tratamos dos erros teológicos dos movimentos pentecostais/carismáticos (que exaltam a experiência acima da Escritura, com ênfase nos milagres apostólicos e messiânicos, os quais podem ser reproduzidos pelo Espírito Santo, o batismo no Espírito Santo, o batismo de fogo, a exaltação do Espírito Santo, as línguas hoje faladas, o aperfeiçoamento sem pecado, a cura garantida na Reparação, o cair no Espírito, a embriaguez no Espírito, as visões de Jesus, as viagens ao céu, as mulheres pregadoras e o ecumenismo). A última sessão do livro responde a pergunta: “por que as pessoas são tão iludidas pelo erro pentecostal/carismático?” David e Tami Lee, ex- pentecostais,  após terem revisado uma sessão do livro, disseram: “Muito bem feito! Oremos para que Deus use este livro para abrir os olhos de muitos e ajudar a guardar muitos dos Seus filhos desse engodo”. Mary Keating, também ex-carismática, disse: “O livro é excelente e não tenho dúvida de que o Senhor vai usá-lo de maneira poderosa. Amém”.
O livro contém 377 pp., custa US$9,95, e está disponível na Way of Life Literature, P. O.Box, 610.368, Port Huron MI, 48061.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário