sexta-feira, 24 de abril de 2015

A BIBLIA COMO PALAVRA DE DEUS, NÃO CONDENA A HOMOSSEXUALIDADE

Fonte da Imagem: diariodigital.sapo.pt
Se em sua grande capacidade teológica você conseguiu encontrar na bíblia uma passagem que condena o homossexualismo, deverá no entanto começar a rever os seus conceitos de certo e de errado, porque lhe afirmo que a sua bíblia "não quis dizer exatamente isso".

Para você, desinformado que vai tentar me dizer que a palavra de Deus diz que "Não te deitarás com um homem como se deita com uma mulher" (Lv 18:22), já pode parar por aí, porque tem mais umas duzentas leis no livro do Levitico que você não segue, e não vai ser essa que você vai encontrar referência para condenar o homossexual. E não me venha com o papo de que Deus ama o pecador mas odeia o pecado, que também não aceito isso.

Levítico não foi feito para o nosso tempo, e não deve se aplicar em nenhum momento nos dias atuais! Observe que todas as leis de Levítico são praticamente dadas para o homem, a mulher não é beneficiada em nada! A sociedade atual, é adepta aos direitos iguais para as mulheres e homens, e porque viveríamos nessa retroação de valores?

Existe um conceito teleológico (não confunda com teológico) que você precisa levar em consideração. Estude um pouco sobre o que realmente ele queria dizer, e o que realmente foi escrito, para isso, um pouco de antropologia ajuda, e se ficar muito complexo, entre na sociologia, e estude as mudanças do comportamento deste povo na época da saída da casa de servidão. Não conseguiu? Hermenêutica pode ser capaz de lhe fazer entender que Levítico não está para nosso tempo, e só um cego não consegue ver isso.

O Levítico foi escrito para regular o povo que saiu do Egito para não repetir as suas práticas egípcias (exemplo do que eles fizeram quando adoraram a imagem do bezerro de ouro), durante o tempo que estavam no deserto. Nada que o Levítico regulamenta está nos mandamentos de Deus. Está no desejo de Aarão, irmão de Moisés que conduzia o povo.

E porque eu seguiria  APENAS algumas dessas leis? Até onde sei as leis que Deus escreveu com o Próprio dedo não tem menção sobre homossexualismo, logo, Deus não proibiu a prática do sexo entre os iguais, Ele tinha coisas mais importantes para se preocupar.

Ai você apela para a primeira carta de Paulo aos Coríntios "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos...herdarão o reino dos céus." (1 Co 6, 9-10).

Essa palavra "efeminados" está escrita em outro contexto.

No texto grego (no original) esta escrito "malakoi" e não EFEMINADOS que no grego significa os "moles, fracos". Se fosse para se referir-se a "ato sexual entre pessoas do mesmo sexo" estaria escrito "pederasta", porque no grego essa prática romana que era natural até mesmo entre os imperadores, era chamada de pederastia, isso já era uma prática da Grécia antiga (e inclusive em Roma, na época do Imperador Nero, que reinou de 54 a 68 d.C). Na época o que era comum era sexo entre homens adultos e adolescentes. Sexo entre dois homens adultos, era considerado impróprio! Por isso, o nome "pederastia". Hoje, isso é chamado de pedofilia! Os tempos mudaram, os costumes mudaram, menos a mentalidade de algumas instituições fundamentalistas ignorantes. 

Na tradução mais pobre da bíblia inseriram esta palavra "efeminados"... acredito que quem traduziu a bíblia não conhece muito bem o grego, até porque a palavra homossexualidade surgiu apenas em 1869, pelo menos 1800 anos depois do original ter sido escrito, logo o termo pederasta deveria ser usado caso quisessem falar desse tema. Ou seja, pode parar com a sua ideia porque não convence.

Daí você vai me dizer que a cidade de Sodoma e Gomorra foi destruída porque só tinham homossexuais. Okay, pode parar porque está ficando feio!

Vamos ao contexto histórico:

Sodoma e Gomorra estavam tomadas pelo pecado. O pecado de Sodoma e Gomorra era o pecado do povo Hebreu, que era o pecado da falta de humildade, da caridade, de hospitalidade, e amor ao próximo. E não porque eram homossexuais. Os mensageiros (anjos) vieram para trazer o recado de Deus que a cidade seria destruída e hospedaram na casa de Ló. O resto da história você conhece, não é? Eu espero que sim...

Eles pediram que Ló trouxesse para fora os mensageiros que eles iriam abusar sexualmente deles. Essa seria a punição para Ló, por receber estrangeiros em sua casa! Observem que Ló implora que não lhes façam mal, pois está SOB O SEU TETO. O que quer dizer que a punição em si não era o ato sexual, mas a violência sexual. Naquele contexto histórico deixar fazer mal a qualquer pessoa estrangeira que estivesse sob seu teto, era considerada grave falha, digna de punição com morte. Lembra do que os levíticos viviam? "Amparai o estrangeiro, o órfão e a viúva?" (Dt 10:18, 24:17, 24:20, 26:16, 27:19 - posso ficar o dia inteiro citando versículos) pois bem, estavam neste cenário.

A prática dos hebreus era a de não tratar bem os estrangeiros, Ló teria acolhido os anjos como estrangeiros e os moradores queriam na realidade violentar estes homens como castigo para Ló que era o homem justo da cidade.

Ao oferecer as duas filhas virgens Ló tentou evitar a violência para com os rapazes, pois entregando as virgens, achava que eles iriam deixar os rapazes em paz (não lhes faria mal) e ter relações sexuais com as filhas! Mas eles não queriam as virgens, queriam de fato, abusar dos rapazes que eram os estrangeiros para envergonhar a Ló que sendo o anfitrião não poderia permitir tal coisa.

Em nenhum lugar está escrito que era o pecado de homossexualidade que existia em Sodoma e Gomorra. Mais alguns versículos à frente podemos apregoar que é correto as filhas terem relações sexuais com os pais? Foi isso que as filhas de Ló fez logo que saiu da cidade que Deus teria incendiado!! Logo, não me venha com o papo de puritanismo citando Sodomia como homossexualismo porque não cola. O exemplo seguinte até onde sei, não requereu anjo matando as filhas de Ló.

Até o próprio Jesus fala do pecado dessa cidade no Novo Testamento (Mt 10, 11-15), Ele cita o pecado da inospitalidade de Sodoma e que as cidades que não receber os discípulos com a Sua boa nova, terão menos rigor que elas ou seja: Não aceitam a palavra do Jesus, irão ser pior que receber fogo do céu! Vejam quanto a vingança de um Deus de amor seria cruel. Não devemos ser tão literais. A bíblia é um livro e mal interpretada é uma arma nas mãos dos salafrários para crucificar o povo e fazê-los perecer por falta de informação. A igreja romana fez isso, durante muitos séculos escondendo a bíblia de seu povo.

Em suma: a bíblia não faz em nenhum momento alusão ou críticas ao homossexualismo. O que existe a todo momento, é o preconceito de uma geração movida pelos costumes de uma sociedade.

Na antiga Grécia, e até mesmo em Roma, a homossexualidade era a forma de vida dos imperadores, que usaram os adolescentes para terem prazer e as mulheres para a procriação.

A homossexualidade era considerada um costume cultural em muitas províncias, e quem ignora isso, desconhece a literatura de Homero, Catulo, Horário, Virgílio, Ovídio, Petrônio... e se você não conhece nenhum destes nomes, desculpe-me, mas você precisa voltar para a escola, e estudar um pouco antes de retomar essa discussão, pois só depois do Imperador Cláudio que governou em 50 d.C., (parece que um dos primeiros imperadores a gostar apenas de mulher, porque quase todo o resto era considerado bissexual), é que o Império Romano passou a ser contra a prática homossexual, porque até lá todos os imperadores, inclusive Nero e Calígula seus antecessores mantinham seus "meninos" do prazer, além das mulheres para procriação.

Não precisa ir muito longe, apenas procurem por figuras da época, e verão que o homossexualismo não era visto como pecado para a igreja até este período. Leia Satyricon de Petrônio, e veja que antes da escrita inclusive dos livros do Novo Testamento, ao qual o Cristianismo deveria ter como base suas leis, já existia a prática homossexual, e sendo uma sociedade historicamente evoluída, não seria infortúnio de uma geração, apenas.

No século IV a.C. Platão já lidava com essa prática, e já tratava com naturalidade o que os fundamentalistas moderninhos vê com tanto medo!

Ante todo o exposto, convém afirmar que não é de bom tom usar a bíblia para justificar a ignorância do fundamentalismo cristão.

E ainda sou capaz de afirmar que o cristianismo tem usado deste artifício para manter seu rebanho debaixo de seu cabresto desde sempre, e infelizmente a extremação desta crença, tem recrutado ao seu rebanho cada vez mais, cegos por aquilo que eles acreditam.

Se você é também um destes crentes na ideia romana e é cego pelo que o cristianismo fez com a história, é o momento de se perguntar os porquês de tanto ódio em torno de uma condição congênita inerente ao ser humano.


Quanto ao Malafaia, só tenho a mandar, colar de beijos e um conselho: Aceita que dói menos.