sábado, 25 de dezembro de 2010

CANTATA PRESBITERIANA

Hoje me desafiei a ir a uma Igreja Presbiteriana assistir a uma Cantata de Natal.
Cheguei pontualmente às 19h e estavam cantando um hino (muito bíblico por sinal) e logo começou... o coral subiu ao altar, cheio de mulheres e homens, cantando em contralto e soprano que dava gosto!

Foram 38 minutos de música, bem arranjada, bem ensaiada; A igreja não estava lotada e nem eu esperava que estivesse, mas foi muito proveitoso o culto.
Depois da cantata, o pastor fez uma pregação muito inspiradora em João 1. Falava do verbo que habitou entre nós.
A pregação discorreu perfeitamente bem, o pastor falou com relação a simbologia do Natal, da comercialização da data. A única coisa que eu não faria no lugar dele era comemorar ainda que sendo nesta época do ano o nascimento de Jesus, mas não vou ser radical a tal ponto, pois seria chamado de herege. Como ele é presbiteriano e acredita nas idéias de Calvino que se fundiram com o Anglicanismo não vou criticá-lo, ele foi muito claro na sua "aversão" ao materialismo que transformaram essa data escolhida para comemoração do evento mais importante do Cristianismo. Mas não tenho como negar que da linhagem do primitivismo é uma igreja aceita, dentro do roll protestante, como uma das ramificações de Cristo que não se contaminaram completamente, pois não há um justo, nem um sequer, e com a igreja não seria diferente.

Quem me conhece entende que o fato de não ser pentecostal, já me diz muito e ganha alguns pontos no meu ibope!
As duas vezes que algum irmão foi convidado a orar, ele orou sozinho e a igreja acompanhou, sem dizer palavra, além do “amém” sempre com ordem e com decência conforme a palavra determina. Leu a bíblia na versão FIEL, o que é muito bom, pois assim, temos a certeza que a pregação é única e que a bíblia não é fajuta como em muitas denominações pentecas. E mais uma coisa que eu gostei: Não oraram em línguas estranhas, (graças a Deus!!!) o que edificou a igreja.

Não esperei o banquete de frutas que serviram após o culto, mas saí saciado, porque o pastor pregou a verdade e não distorceu o evangelho de João. Embora tenha usado uns versículos de Efésios e Romanos, foram totalmente dentro do contexto.

Antes de sair, cumprimentei o pastor responsável pela pregação, pode ser que eu volte lá, mais vezes, porque foi simplesmente maravilhoso.
Foi isso.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PACIÊNCIA TEM LIMITES. GALINHA QUE FALA EM LÍNGUAS?

Agora cheguei ao limite da minha paciência de Jó! Logo não mereço nada além da graça do Senhor. Pelo menos Jó não perdeu a paciência;
O peStecostalismo no Brasil está chegando ao ponto de levantar galinhas para profetizar!
No vídeo abaixo, poderão ver as galinhas falando a um pentecostal:

Como se não bastasse a anedota da galinha falar... agora me vem com o lance de: “a galinha falar, o galinheiro ser batizado com o espírito santo (eu não quero esse espírito), e todas as galinhas fazendo reverência para a primeira galinha que estava falando.” Eu fico imaginando a cena, as galinhas com suas vozes roucas falando, como que cacarejando umas palavras em línguas estranhas!
Se fosse um papagaio, a gente ainda poderia mandar esse cara para um manicômio, porque papagaios, não conseguiriam fazer esse feito, poderíamos interná-lo como louco, mas como foi galinhas, temos de mandar esse pastor, tomar vergonha na cara e ir procurar um emprego.
Em um outro site, tem uma história que me deixa estressado! http://www.pastorpauloroberto.com/noticia.php?id=189
O pastor em questão, fazia orações, e nascia dentes nas pessoas, se fazia obturação dentária, as mulheres emagreciam até 15 quilos e isso em uma única noite. Pessoas vomitando escorpião... sabe lá Deus o que se comia nessa igreja.
Agora Deus virou Aladin da lâmpada mágica, a fada madrinha, o Fada do Dente.. ou o mágico de OZ?
Esses jacarés do engodo, malandras picaretas, que brincam de Deus, zombam dos milagres, retaliam a fé pura e genuína e se dão a este desparate! Agora os milagres acontecem num “abra-cadabra”, ou no cachoalhar de uma varinha mágica da série do Harry Potter!
Agora não precisa mais ir para academia, é só dar uma passada nessa igreja e economizar com compras!
O que será que leva estas pessoas a fazerem isso? Daria um bom dinheiro para ver a cara destas pessoas quando Jesus vier buscar a sua igreja e for preciso explicar isso diante do tribunal de Cristo. Será uma revelação de truques parecida com aquelas daquele mágico famoso da TV “Mister M”...
A mais recente, foi a que me deixou mais indignado ainda... Existe uma igreja da Valnice Milhomens e do Terra Nova por aí, que tem uma unção com óleo de mirra para o embelezamento! Agora essa é pra rir: Uma igreja cheia de mulheres lindas, porque usam óleo de mirra para a unção!!!  
Depois dessa bordoada, o que me falta agora, é somente aderir aquela frase de pára-choque de caminhão: “não existe mulher feia, existe mulheres que não conhecem a unção do óleo de mirra”.
Depois dizem que eu não avisei!
É isso.

PSICOLOGIA DA RELIGIÃO x SEXUALIDADE

Um amigo, está revoltado que o Governo Britânico está introduzindo contos de fadas guei para crianças entre 4 e 11 anos.

E ainda acha que devo compactuar com sua revolta.

A situaçãose  refere a um grupo de pessoas específico: Os estudantes de 04 a 11 anos. Será que com isso, alguns cristãos, temem que o ensino os desvirtue para um comportamento homossexual?
E o resto da nação mundial que nunca ouviu falar em guei (desculpe-me, não uso termos americanizados em nada que escrevo) e que nunca teve nenhum tipo de contato com o homossexual e suas práticas e mesmo assim acabam se revelando homossexuais futuramente?
Os heróis e personagens em quadrinho não ficam para sempre na mente das pessoas!
Quando criança você, pode ter assistido, Batman, Superman e nem por isso, você aderiu aos traços ou aos comportamentos desses personagens... e ainda que você tenha adquirido alguns desses comportamentos, com o tempo ele foi de dissolvendo na quantidade de atos e ações do seu cotidiano, e hoje, você - homem formado não se comporta mais dessa maneira!

E a criança houve contos de fadas dessa natureza (não estou dizendo que é o melhor caminho, tenho a minha própria teoria a respeito, da mesma forma que sou contra ensinar religião na escola) não teria o mesmo comportamento? Ainda que se tornassem "heróis-gueis" dos contos de fada, com o tempo essas manifestações seriam apenas lembranças do passado. Ou será que temem que estes contos de fada façam com que as pessoas se convertam ao mal, e forme uma sociedade mais política e homossexual? Se as paradas e movimentos não tornaram isso possível até hoje, pouco provável que os contos de fada consigam.
Certamente o governo britânico, não teria tomado essa atitude sem o respaldo dos melhores psicólogos e psquiátras (para quem acha que os gueis, merecem tratamento), que não influenciaria diretamente na formação psíquica do ser humano, mas influenciará no respeito à diversidade e na tolerância, e com certeza estas crianças não se tornarão preonceituosas, presunçosas, antiquadas como nossos pais eram, e como uma boa parte da população se tornou, especificamente à igreja intolerante que não aceita pessoas que tenham atitudes diferentes e crenças opostas!
E para quem se diz cristão e acha que estou errado, estude um pouco de Psicologia na Religião e começará entender do que estou falando. A religião, se acha muito boa, para me misturar com os pecadores. Ela é a primeira a querer praticar o "apartheid" e depois vem dizer que Deus é maravilhoso! Isso é falsidade. Amor é outra coisa.

Não vou aqui explicar teologia inclusiva, pois não ando com paciência para tanto.  Mas se alguém quiser posso responder a questionamentos. Mande e-mails.

É isso!