segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lutar contra o "encardido" agora é luxo!
Temos de lutar conta os que se dizem "irmãos"...
Só Jesus na Causa!!!

domingo, 28 de novembro de 2010

CAIR PELO PODER DE DEUS, REPOUSO NO ESPIRITO E AFINS...

Assisti a um vídeo de um culto em uma igreja pentecostal e unicista...
Antes da pregação, uma senhora pediu uma oração. O pastor orou e ela caiu imóvel, “pelo poder de Deus”. Eu não sabia que a igreja era pentecostal até este momento.
A pregação começou, lendo versos dos salmos, das cartas de Paulo, do profeta Jeremias. O culto estava indo bem quando o pastor começou a defender o motivo do “rir” na presença de Deus se respaldando no Salmo 5:11 “Mas regozijem-se todos os que confiam em ti;”
Depois ele ainda começou a falar em “descanso no Senhor”, da forma que a irmã no começo do culto havia estado... Daí pude entender que não se tratava mais de “cair pelo poder de Deus”, mas em “descansar no espírito”.
Até aí eu estava disposto a entender e a gostar do pastor que até então, leu umas três ou quatro palavras em hebraico, mostrando que é amigo da exegese, ou que é adepto da sola scriptura, contudo, imediatamente esse pensamento se esvaiu, pois não é possível um adepto das 5 solas, dar-se a este préstimo.
Nos próximos 20min que o vídeo segue, fechei a minha bíblia e parei de acompanhar qualquer versículo que este pastor lesse e parei de acreditar em qualquer coisa que ele dissesse. A todo momento ele falava algumas coisas em uma língua estranha, e automaticamente me lembrei de Paulo que diz em 1Cor 14:9 “Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar”. E ainda no verso 16, do capítulo 14 “De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?” em outras palavras: Como pode pois o irmão que não está entendendo bulufas que o pastor fala “em línguas”, dizer “Amém” para o que ele não entende?
Eu nunca vi Paulo falar em línguas em seu ministério. E antes que os desavisados digam: que Paulo falou “Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.” 1Cor 14:18, eu já vou avisando que Paulo era bem letrado. Como ele era hebreu falava hebraico. Aos seis anos de idade os pais dele foram vendidos como escravos, e então comprados por uma família romana rica que vivia em Tarso na antiga Turquia, daí o nome Paulo de Tarso.
Por isso ele tinha também nacionalidade romana. O patrão o educou em Tarso, que tinha na época uma das melhores universidades. Ele aprendeu filosofia, dialética, jurisprudência e grego que era a língua internacional daquela época Depois, aos 20 anos voltou para a Judéia, onde já fazia um ano que Jesus tinha morrido. Ele tomou contato com cristianismo ainda no seu começo. Ele não conheceu Jesus, mas conheceu Pedro, Tiago e outros apóstolos. Quando ele se converteu passou a viajar para diversos países de línguas siríacas como Corinto, Éfeso, Tessalônica etc. Depois já aos 60 anos foi pregar em Roma, onde a língua oficial era o latim. Então, ele devia falar judaico, aramaico (língua comercial da Judéia), siríaco, turco, grego e latim. Ou seja, a menção “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos proferida por ele na carta aos Coríntios (1Cor 13:1), quer dizer que ele não falava! Ele falava no mínimo 06 línguas + alguns dialetos.
Bom, retomando as línguas pentecostais. Estas foram introduzidas na igreja com o movimento pentecostal de 1906, tão famoso na Rua Azuza, Los Angeles, estado da Califórnia e tem impregnado especificamente o meio pentecostal confundindo a sã doutrina.
Acredito que estas denominações não lêem o que o próprio Paulo escreveuO amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;” 1Cor 13:8, as profecias serão aniquiladas, as línguas cessarão e a própria ciência desaparecerá e o amor (de Cristo) esse permanece.
Bom, depois das orações em línguas, que o pastor terminou a pregação, da qual eu nem consegui me concentrar em qual o tema, veio a hora da ministração... eu fiquei horrorizado. No passado, por várias vezes pensei em visitar a essa igreja, mas já não quero mais.
Primeiro, por duas coisas: Eles, criticam o Trinitarismo, e acreditam no Unicismo, mas falam em língua igual aos que creem no Trinitarismo! Segundo eles o Espírito Santo como manifestação de Deus, concede que se fale em línguas estranhas, e no trinitarismo, o Espirito Santo, sendo Deus permite que se fale em línguas! Oras, pessoas diferentes de Deus apoiam uma atitude igual? E a interpretação? Não vi em nenhum momento deste culto, alguém interpretando nada, desobedecendo ainda a oreintação de Paulo, 1Cor 14:28 “Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus”.
Os irmãos começaram a dançar, recolheram as cadeiras da igreja e transformaram-na em um salão onde todos dançavam livremente. A coisa que mais me intrigou é que todos os que queriam o batismo com o “espírito santo”, precisavam  falar em línguas, (isso o pastor quem disse), não sei porque, pois o batismo não tem nada haver com o dom de línguas, e com isso se aproximavam do pastor, que dizia umas coisas ao pé do ouvido, e iam caindo, um a um... tanto mulheres quanto homens. Em um dado momento, um senhor começou com uns “urros” como o som emitido pelas pessoas incorporando o “preto velho” da umbanda, e o pastor disse que era o batismo com o Espirito Santo! Esse rapaz foi levado ao chão e lá ficou rindo e se tremendo, como se fosse um ataque epiléptico.
Vejo aqui mais algumas contradições bíblicas: Não é devido fazer a dança dentro da igreja, tirando as cadeiras de lugar e fazendo um salão de festa. Em Habacuque 2:20 “Mas o SENHOR está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”. Seria talvez Deus, surdo para necessitar gritar e dançar como em um terreiro de umbanda, que se canta aos exus e erês? O som era bem parecido.
Não se observa mais 1Cor 14:33 e 40 “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.” e “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”.
Essas quedas, não condizem com os ensinamentos da Palavra. Eu poderia mostrar vários versículos que mostram o real poder de Deus. Os pentecostais se apoiam em histórias do tipo que no passado houveram várias cenas em que pessoas caíram pelo poder de Deus. A Bíblia relata não mais de 11 casos de pessoas que se prostraram com rosto em terra em adoração a Deus, e não, caindo como manga madura do pé, por meio do sopro do pastor; Do contrário faz várias menções que o Espírito de Deus “Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado” (Salmos 113:7).
Tenho várias teorias para o “cair pelo poder de Deus” e sustento que jamais devemos abandonar a Bíblia, e nunca e sob nenhuma hipótese, devemos nos render a estas ciladas e feitorias pentecostalistas e mal interpretadas.
Ênfases, como o cair no Espírito, hão de surgir sempre. Não devemos nos impressionar com elas; tratemo-las com o devido equilíbrio. Pois o equilíbrio bíblico e teológico há de manter a igreja de Cristo em permanente crescimento. E o verdadeiro crescimento não extingue o Espírito, mas sabe como evitar os excessos.
Fiquei escandalizado com esta pregação, e muito preocupado com as várias quedas que lá vi, que posso garantir, que dentro de um contexto bíblico e teológico não há fundamento cristão!
É isso!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

COMO FUNDAR UMA IGREJA

Esta semana me vieram com uma pergunta que precisei ser irônico para responder, porque eu não estava com paciência de dar citações.

Os irmãos pouco letrados, ou pouco conhecedores das Ciências Teológicas, infelizmente tem o desespero de fazer perguntas que captam dentre os seus seguidores e quase nunca tem resposta para dar-lhes, a aqueles que estudaram e que teoricamente teria mais conhecimento teológico, geralmente em fóruns e debates.

A pergunta da vez, foi:

- O que é preciso para abrir uma igreja?

Segue a minha satírica resposta. Irônica, mas um tanto verdadeira:

“Primeiro lugar, você precisa ter um RG, e muita cara de pau!
Escolha um nome bem bonito e que chame atenção.  Precisa ser um nome que pareça moderno e não tenha significado de “fogo, poder” que isso não faz mais sucesso, tem de ser algo globalizado, ou bem “up”.

Vá até um cartório com o RG, CPF e comprovante de endereço. Você precisa provar que tem onde morar, e se a casa não for sua, não faz mal, levar o comprovante de endereço do vizinho, o importante é que leve algum papel escrito um endereço.

Após registrar a firma, precisa abrir um CNPJ, porque se você pagar os seus impostos em dia, fica tudo certo, ninguém vai lhe incomodar, mesmo que faça barulho ensurdecedor até altas horas, você terá impostos pagos, e garante que não vão fechar seu templo... e não se preocupe com o valor, porque o imposto é sobre o “ponto” que você vai explorar e não sobre os rendimentos dos dízimos e ofertas. Estes são do Senhor, e se alguém botar a mão é morto com maldição!

Depois que sair do cartório, já pode sair falando mal das outras igrejas, de preferência os podres! Se não tiver muitos, não faz mal, pode inventá-los, e se a criatividade for pouca, peça ajuda, pois sempre tem um irmão ou outro com histórias cada vez mais escabrosas sobre as igrejas que já passaram.

Ah! Você tem de ter fé!
Não adianta fazer algo, sem acreditar no que está fazendo. Seja bastante observador, e espalhe uns dois ou três amigos de confiança por entre os membros, se um ouvir um papo de separação, ou de briga em família, é um bom argumento para usar no altar como “revelação de Deus”, este é um golpe de misericórdia e quase sempre funciona. Se a igreja está lotada, é mais comum que alguém na multidão esteja passando por algo parecido.
Não pode esquecer-se de decorar uns tantos versos da Bíblia, um fundador, seja apóstolo, missionário, pastor, bispo, precisa ter um bom repertório, pois assim convence mais fácil e impressiona os que não são tão bons de bíblia. Até porque eles não conferem mesmo!

Seja um bom sonhador!
Você precisa ter visões do futuro ou dos irmãos. Leia bastante o antigo testamento e se baseie nas visões que haviam no passado. Eles acham isso um luxo! O seguidor adora uma visão, uma coisa digna!!!
Parece que eles apelam tanto para o desespero que só vendo. Se você quiser assistir aqueles filmes de Harry Potter, O Senhor dos Anéis, pode ajudar a ter idéias do que fazer o povo seguir. Eles são fiéis e seguem mesmo, pode ficar tranqüilo.

Precisa fazer um bornal, porque alforje pode ser pequeno! E peça muito dinheiro! Os votos não podem ser pequenos, quanto maior o valor a ofertar, maior é a benção.
Use Malaquias 3:10, todas as igrejas que eu conheço usa e sempre dá certo, pois fala de benção sem medida e ainda fala que vai repreender o devorador com seu dinheiro... e quanto maior é a grana, maior é a amarra!

E trate de ameaçar com maldição quem não quer pagar o dízimo, e comece a falar que vai para o inferno, os filhos, os pais, os irmãos, que logo logo, o seguidor tira o escorpião do bolso e começa a doar!
E se a sua igreja for moderna, ela aceita cheque pré! Assim garante que os irmãos que recebem fora de data de culto, consiga honrar seu dízimo! Se você for bom de lábia, consegue garantir no mínimo 30% do salário dele.
Assim, o membro que paga com cheque já ganha a benção por antecipação. Mas não se esqueça de amaldiçoar sutilmente o irmão que sustar um cheque dado na igreja.

Faça as contas comigo:
10% fica para o dízimo.
Oferta de R$ 100,00 por semana + ajuda para comprar mantimentos, lá vai mais R$ 50,00 e ainda peça uma oferta para as missões de mais uns R$ 20,00!
Veja que só ai você deu R$ 470,00 + o dízimo!

E antes de ir embora, retire os últimos centavos, peça qualquer valor, como oferta da viúva pobre que deu tudo o que tinha (já tem respaldo bíblico pra pedir a grana – isso dá um sermão e tanto!!) ... um passe de ônibus, vale refeição, um alimento (já poupa o mercado) etc..

Já vi que é rentável abrir igreja. Cada membro pagando isso, logo estaria com um carro do ano...

Pronto! É só abrir a sua igreja e buena suerte!

Ai o irmão me perguntou se não correria o risco de ser preso!

- Irmão, das duas uma:

Ou  você vai ser perseguido, mas pode pagar para ser solto, porque dinheiro você já tem... ou você vai ser visto como o homem mais abençoador que o Brasil já viu, porque hoje em dia pregar o evangelho para ganhar dinheiro é moda!”

Além do mais, se fossem prender todo jacaré do engodo que tem abrindo igreja por aí, não ia ter Detenção que coubesse todo mundo!

É isso.

domingo, 21 de novembro de 2010

CRISTÃO PODE LUTAR CAPOEIRA?

Eu não consigo entender tanta bagunça por causa de algo tão simples:

Vamos para a sistemática da coisa: Capoeira e uma arte Marcial? Se sim, vejamos:

Arte marcial refere-se a arte da guerra, vinculada aos deuses “Marte” e “Ares”. Logo, seria pecado, praticar qualquer arte marcial, seja judô, Karaté, o Kung Fu, o Tae-Kwon-Do, seria tudo obra do demônio!

Sendo uma expressão cultural (que deve ser respeitada, pois nós não somos brancos puro, somos uma mistura de irmãos afro, que trouxeram da África essa dança), capoeira é uma mistura de dança, cultura e música. Aqui no Brasil ela foi aperfeiçoada por escravos descendentes de africanos, que fizeram o nosso país ser rico como é.

Uma das características que distingue a capoeira das outras artes marciais, é o fato de ser acompanhada de música (talvez a única coisa que separa das outras danças o que as tornam do bem, e a capoeira do mal).

O termo capoeira é originado no tupi, a língua mãe já quase extinta no interior do norte do Brasil, tanto é que pelo fato de ser uma “dança livre”, inclusive em movimentos, nomeou-se as grandes propriedades rurais de base escrava, onde praticavam essa dança que reúne sensualidade, rapidez, e complexidade (eu por exemplo nunca aprendi a dar um martelo ).

Agora só porque os escravos trouxeram essa dança, a igreja, ou o povo (não vou generalizar para não me tornar igual ou ser injusto), atribui aos demônios, bem como tudo o que os negros fazem... como se tudo o que viesse dos nossos irmãos africanos fosse demoníaco ou não pertencesse ao “Deus Verdadeiro”.

O que acontece é que algumas denominações, se acham perfeitas demais, para permitir a um “gingado estranho”, porque parece a dança “macumba”... Nem tudo o que parece é. Existem grandes nomes de candomblecistas, que foram mestres de capoeira, bem como existem grandes nomes de evangélicos que tiveram outras profissões e habilidades.

O “povo cristão” hoje, tem é uma grande tendência a “pecalizar” tudo o que não está nas fronteiras de suas denominações. Como se Deus não estivesse em outro lugar, fora da porta da sua igreja!
É isso!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ALGUÉM JÁ VIU A DEUS?

Um irmão iniciante na fé, me fez a seguinte pergunta:

“Deus já foi visto por alguém ?.
Algumas passagens bíblicas dizem que sim:

1- Gênesis 32, 30 E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
2- Êxodo 24, 11 Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam.
3- Êxodo 33, 11 E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo;
4- Juízes 13, 22 E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.
_______________________________________

E outras dizem que não:

1- João 1:18 Ninguém jamais viu a Deus;
2- João 4:12 Ninguém jamais viu a Deus;
3- 1 Timóteo 6:16 o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver.”


A minha resposta foi:

É muito complicado falar das linguagens da Bíblia sem nos aprofundarmos em outros estudos ou ciências.

Vou tentar ser conciso e claro na inferência sobre, ok?
Uma coisa é algo estar na sua frente, de costas viradas para você, como numa fila; outra, é estar na frente, voltado para você, face a face. Ou seja, não necessariamente as pessoas viam o rosto de Deus, mas estavam de frente!
Usando o latim para explicar o termo “face a face”, (veio do grego πρόσωπο α πρόσωπο = pessoa a pessoa) a bíblia pode estar usando por exemplo o termo mais aproximado para dizer “estar do mesmo lado em um ato ou situação”.
Estar face a face (ou cara a cara) pode também gerar o sentido de hostilidade, uma vez que inimigos na antiguidade estavam sempre prontos a digladiar-se. A preposição "contra" no português antigo tinha valor neutro: em textos medievais, "rezar contra o céu" muitas vezes significa "em direção ao céu". Por isso que às vezes a tradução para o português, pode confundir até mesmo os autores na tradução de algumas passagens da Bíblia.
Vejamos o que diz Êxodo 33:11, “Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo” Mas no mesmo capítulo,“Disse o SENHOR a Moisés:...Não me poderá ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.... tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá” (Êxodo 33:17,20,23). Isso foi quando Moisés pediu para ver a face de Deus. A Bíblia relata que Moisés viu a Glória, e não viu a face de Deus.
Um outro momento que especula-se com relação à face de Deus, é em Daniel, 7:9. Daniel viu o “Ancião de Deus”, no seu trono, relata sobre tudo o que viu inclusive a veste e os cabelos, mas não cita que viu a face de Deus.
Em outro momento na Bíblia tem um outro relato depois da morte de Moisés, Dt 34:10 “Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face”.
Quando o Senhor falava com Miriã e Arão, Ele mesmo falou sobre Moisés: Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR;” (Números 12:8). Mas Deus não fala que Moisés tenha visto a Sua face.
Agora que já falei do termo usado para traduzir a escritura primeiro do grego para o Latim / Português, vou inferir com relação ao NT as mais recentes colocações acerca do caso:
Em João Cap 14, a partir do verso 8, é descrito uma passagem em que Filipe pediu para que Jesus lhes mostrasse o Pai que lhes bastava. A resposta de Jesus foi: “...Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” Jo 14:9. Nesta passagem Jesus afirma que é a imagem de Deus, e Paulo afirma na carta aos Colossenses 1:15.
E João por sua vez reforça tudo o que foi dito: Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (João 1:18).
Ainda em João, no versículo 46 do capítulo 6, quando Jesus falava que era o pão que desceu do céu, e afirmando a sua “identidade divina” disse: “Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.” Ou seja, Ele, Jesus, afirmou que além Dele ninguém viu a Deus.
Paulo, ainda novamente, reforça em 1Tm  6, 13:16 “Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus... Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.”
Aqui, caro irmão, penso que já dá para esclarecer completamente quaisquer dúvidas, acerca do assunto. Ou seja: "Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou”.
Na graça e na paz!

domingo, 14 de novembro de 2010

A única verdade!

Infelizmente ou felizmente não concordo com a idéia da igreja, ou da religião. Comecei a aprender, e a viver tudo o que a Igreja chama de errado, ou de pecado, e descobri que o conceito de pecado varia de uma pessoa, ou de uma instituição para outra. Não me convém, não faço, gostei - estou fazendo!!!

O que a igreja A, tem por pecado, a igreja B, tem por virtude, e com isso elas se denominam donas de uma verdade e donas de Cristo. Se autodeclarar sabedora de uma verdade incontestável que é o que hoje, as igrejas de Deus fazem é simplesmente burrice, e a religião, se acha dona da verdade quando diz isso.

Não acredito que eu precise estar dentro do tempo, para acreditar em Deus, ou para ser salvo. Não necessito professar uma fé coletiva para que ganhe a "salvação", se esta uma vez já foi dada aos santos. Acredito em quase tudo o que a Bíblia ensina, não acredito em tudo, pois existem coisas que o grande teólogo Paulo de Tarso não diz que está certo, e outras que ele diz que está errado, e como Paulo foi santo aos olhos de Deus, acho que ele merece um pouco de crédito.

Eu gosto de ser livre, dizer o que penso e o que acho, e a religião limita isso do homem. Põe nele, rédeas e cabrestos a assuntos que os separa da virtude, e restringe a sociedade a um grupo menos inteirado de tudo, acabando por excluir "o povo que vai morar no céu" dos demais.

Vivo o conceito de Deus, aceito os propósitos do Criador, e acho que de fato, “tudo coopera para o bem daquele que O ama, e que foi chamado de acordo com o seu propósito”, o que me intriga, é o motivo pelo qual o homem insiste em arrancar todo o último vil metal do fiel, (ou cliente, ou adepto, seguidor, de acordo com a igreja) para enriquecer seus cofres. O motivo em que o pastor tem seu carro do ano, casa na praia, e os fiéis que professam a mesma fé não tem. O “negócio-igreja” ficou muito implícito e pouco transparente olhando pelo ponto de vista financeiro. E o “negócio demônio" ficou encarregado de ocupar todas as vias de falhas e buracos ou para emendar aquilo que o cristão ainda não conseguiu, mesmo com tanto esforço e sacrifício.

Nestes últimos quase seis anos, que parei de frequentar o templo igreja, me aprofundei nas teologias dogmáticas, sistemáticas, sociais, pragmáticas e hermenêuticas e descobri muitas verdades que cada uma defende, e seguir uma delas, pela metade eu não tenho interesse. Não deixo de acreditar em Jesus como Salvador, mas não posso negligenciar os ensinamentos errados que a "igreja que se diz do senhor" faz a cada dia, interpretando cada um à sua maneira com retóricas e ensinamentos bonitos, mas vazios de verdade e AMOR, que é a única coisa que interessa e que pode levar alguém ao lugar da Habitação de Deus, seja ele da maneira que for, pois Deus não limita o amor, a nenhuma espécie de pessoa, ele simplesmente o define em 1Coríntios 13.

É isso que eu penso!

Porque Saí da Igreja Católica...

Porque descobri que não é Maria, a mulher vestida de sol descrita em apocalipse 12, e já sei quem é a mulher que está montada na besta, o que não tem nada haver com uma pessoa que monta num cavalo que sai do nada.

Sei também quem é a grande Babilônia.

Estar a serviço da Igreja “santa e pecadora”, é estar apoiando a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, é apoiar Franco, Mussolini, Pavelic e Hitler no poder, precussores de Pio XII, e se você já leu ou lê história geral sabe do que estou falando; é apoiar os “santos” que só entraram na “santa madre”, a partir de Gregório VI, é apoiar a “lei do purgatório” criada no Concílio de Trento em SC, no início do século passado, o motivo pelo qual a tal da Paulina foi canonizada – aquela herege naturalizada brasileira, que de certo transportou ao longo da mesa do Concílio a ata e a bula papal, da assembléia mais que “ordinária” que tornou a farsa do purgatório uma lei, e talvez por esse motivo foi canonizada, com direito até a ganhar um braço extra, por que o seu original o câncer comeu, como se Deus fosse alguém que faz algo pela metade, de alguém que morre enferma ter autoridade de curar alguém... se a mesma tivesse tal fé ou tal autoridade, curaria a si própria e não esperasse morrer para ganhar um braço de gesso, pois para evitar a falação, ou mesmo os comentários de mau gosto dos próprios fiéis lhe “deram um braço” e isso ninguém comenta... Que diferença faz, ninguém comentaria mesmo, daqui a algum tempo todos já teriam esquecido esse episódio. Pergunta para qualquer fiel onde ela nasceu? Não vai saber dizer mesmo, muito menos que faltava um braço que o câncer devorou... mais um acobertamento da “santa madre” a mentirosa...

De acordo com a história essa impostora paulina (que não merece p maiúsculo, roubou a frente de um santo que teria feito mais milagres do que ela, o “Padre Cícero” que realmente nasceu no Brasil (e que modéstia a parte, não faz porcaria alguma também) e não foi ainda canonizado... é lógico, ele não participou do Concílio de Nova Trento...

Ela a paulina, é um típico exemplo de um bastardo da nossa nação, afinal, Roma tinha ou tem “rabo preso” com a Senhora de Nova Trento, que eu faço questão de chamar de secretária da assembléia conciliana da época.

Não aceito a Renovação Carismática Católica, e a tenho como aberração, uma espécie de sincretismo religioso, ou mesmo uma mistura de espiritismo evangélico. E quantos não morreram “em nome de Deus”, nas masmorras escuras do Vaticano? A maior empresa do mundo, com 51% das ações do Bank Of América, acionista majoritária de bancos da Inglaterra, suíça, dos bancos mais famosos, como City Bank, Credit Suisse, das empresas General Motors, General Eletric, Ghelf, Shell, da Boeing, Lockheed entre milhares de outras. Uma empresa latifundiária, com 40% das terras consideradas “improdutivas” e ainda se pergunta “sou católico, será que posso ser contra a reforma agrária”? pois essa não acontecerá por tão cedo, pois essa meretriz do apocalipse 17 e 18 que também pode ser chamada de “santa madre” não irá deixar...

A igreja encabeçada por Pio XII apoiou o terrorismo católico trucidando milhões de sérvios da igreja ortodoxa russa, na Croácia, por causa da ustashi, e quem tentou parar esse grupo foi morto como o pobre papa Albino Luciani, o verdadeiro nome de João Paulo I, que foi assassinado 33 dias após sentar no trono papal... e o mais interessante foi... quem assumiu a cadeira depois?

Eu apoiaria a idéia de que uma pessoa foi exorcizada antes da sua morte e depois se tornou santa em processo de beatificação como é o caso de madre Teresa de Calcutá, que revela em seu diário, encontrado recentemente onde ela dizia que do paradeiro de sua alma, somente o diabo saberia, e dizia ter dúvidas sobre a sua fé?
Deus por acaso tornaria santa alguém que recebe em seu corpo espíritos do diabo? Isso é subestimar o poder de Deus...

Quem e como matou Francisco e jacinta, depois da Aparição de Fátima em Portugal? Eu sei quem foi o assassino “em nome de Deus”, que os matou de tuberculose de tantos jejuns, dando-lhes a esperança de um dia poderem ver a santa que somente Lúcia via.

E cadê Lúcia? Apareceu um dia desses num convento das carmelitas descalças, onde prestou juramento de não dar uma palavra até a sua morte, onde trabalha de serviçal a madre superiora, onde estão sendo verdadeiros túmulos humanos. Sem contar os truques que usaram para arquitetarem a “aparição da santa”!!!

E a sede que essa meretriz tem de alcançar a sua cadeira de destaque na Nova Ordem Mundial? Essa seria a Igreja que Deus teria escolhido para salvar? A igreja que professa ser a única Verdadeira, Trina e Una? Deus não tem religião... essa é uma seita pior do que qualquer Testemunha de Jeová, pois se camufla por trás do nome do Deus vivo, como se pertencesse a ele!!!

A palavra Roma, em grego significa “força”, e essa “mulher” montada na besta com sete chifres tem a maior força do planeta...

Contudo a igreja de Roma, foi edificada sobre Pedro, e não sobre a pedra principal, a Angular, que é Jesus Cristo, e como aquilo que é humano, não pode resistir ao nome de Jesus, ainda nos resta, muita esperança (1Pe 2, 6-8).

15/08/2004

sábado, 13 de novembro de 2010

A Bolachinha Romana

Sou bolacheiro!
Gosto de bolacha com e sem recheio, de milho, de maisena, de todo tipo e sabor, menos da bolacha que a ICAR serve em seus rituais.

Quando criança, recordo-me que acompanhava a minha mãe do início da missa, até a fila da entrega da hóstia e desejava do fundo da minha alma comer aquela bolachinha tão graciosa.

Tinha na época seis anos de idade e já queria fazer parte da fila da Eucaristia.
Quando completei  8 anos, o desejo de comungar do "corpo de Cristo" era tão grande que de tanto cobrar e pedir, conseguimos uma autorização do Bispo da diocese de Irecê, na época o Dom Edgard Carício de Gouveia, e fiz a minha primeira comunhão no dia 01 de novembro de 1988.
Foi então o dia mais feliz da minha vida! Depois de alguns meses de catecismo, com aulas todos os sábados, e ensaios preparatórios, me coloquei diante do Padre João de Deus e Silva para receber pela primeira vez a Eucaristia, o que me deixava apto a ser merecedor do Corpo de Cristo!

Teve ainda todo o ritual da confissão, dos atos e contrição etc.
Com isso, fui autorizado a comer da carne e beber do sangue de Cristo todas as vezes que fosse distribuído nas missas e nos cultos.

O que mais me deixou intrigado, foi o sabor. Eu esperava uma coisa gostosa, com sabor de maná, e me entregaram uma pastilhinha com sabor de nada!

Na hora que a recebi fiquei frustrado. O corpo de Cristo grudou no céu da minha boca me causando uma ligeira ânsia de vômito que não soltava por nada nesse mundo. Com o tempo, o corpo foi derretendo, até que me livrei dessa bolacha de trigo, mas antes desejei por um momento nunca ter recebido a mesma. 

Acabei deixando de sentir esse amor todo por essa bolacha feita de trigo sem fermento, sem sabor, e sem graça quase 10 anos depois, em 1997 quando me converti ao protestantismo, interessado pelas idéias calvinistas e luteranas, e em seguida calçado no amor e na graça do evangelho de Cristo.

Deixei de amar o "corpus christi" e passei a amar mais o "habeas corpus", pois este sim, liberta literalmente o preso dos grilhões das celas, enquanto o outro acorrenta a uma igreja e a uma religião, sem contar que ainda sustenta a enganação de que somente um sacerdote, pode trazer Jesus do céu e colocar dentro daquela bolachinha sem recheio... e sem sal.

É isso! 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

“Mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca” – I João 5:18

Vendo na TV esta madrugada um programa de uma determinada igreja dessas que arrancam todos os últimos trocados dos fiéis, me assustei quando o pastor pregava sobre as bênçãos de Deus sobre a vida dos cristãos. Falava sobre pedir ao Senhor as maravilhas e depois o diabo vir e tomar a benção.
Todo cristão que tem um pouco de conhecimento bíblico sabe que o diabo não tem poder sobre a vida dele [do cristão] e muito menos de tomar as bênçãos para si, até porque se é benção, é vinda de Deus que é luz, e o diabo não pode resistir a Luz (João 1:5).
Essa desculpa esfarrapada de que a benção veio e o diabo tirou, e se apossou dela, é uma espécie de “desculpa” que as igrejas emergentes, arranjaram para dar àqueles cristãos que não conseguiram alcançar o pedido por um voto que fizeram, e que muitas vezes são votos altíssimos. Ou mesmo para culpar os próprios fiéis, alegando que se não alcançou tal graça é porque estava fazendo voto em pecado, em um dado momento cometeu uma falha, ou fez o voto sem o devido resguardo do pecado.
Desta forma, eles conseguem fazer com que os cristãos se culpem e se martirizem por não conseguirem as bênçãos que então foram pedidas, dando assim, um jeitinho todo brasileiro de se safarem e isentarem de culpa de enganadores.
Uma ex-amiga minha, (quando saí da igreja que congregávamos, ficou de mal de mim, por que eu não acreditava mais em suas heresias), de tanto fazer votos e mais votos, e propósitos e campanhas, e devolver dízimos e dar ofertas, vendeu o carro que tinha, trancou a faculdade, fechou uma lojinha de variedades que abrira com sacrifício e em seguida trocou de igreja, hoje está em uma outra denominação, Arca Sagrada, ainda não conheço, e não sei se é bíblica. Logo percebe-se que os seus votos e sacrifícios não foram sinônimo de vida próspera como o bispo pregava. Só aí ela pôde ter certeza daquilo que eu lhe alertara há uns dois anos.
Com isso, temos mais uma grande evidência de que não adianta ofertar “o nosso melhor”, no sentido de ser o “nosso tudo” para enriquecer os cofres das igrejas que só pregam a teologia da fé/prosperidade, e enaltecem o Grande Deus só no momento de falar destes dois protótipos que são os seus alicerces, pois a igreja somente será um lugar de petição, visto que o nome de Deus raramente é exaltado, não obedecem ao “Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” de 1 Tessalonicenses 5:18.
E infelizmente os prodígios da prosperidade que acontecem nessas igrejas, são pelo esforço mútuo dos próprios fiéis, por trabalharem arduamente paralelo aos votos e as campanhas e não pelo que depositam no gazofilácio destes malandros embustores que nada sabem fazer, além de fazer meter medo nos fiéis ameaçando-os com promessas de maldição caso não cumpram os votos, ou não os façam, e ainda pregam um falso evangelho, tornando-se anátemas (Gal 1:9), cumprindo-se a palavra do Senhor, em 1Timóteo 6:10, “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males: e nessa cobiça alguns se desviaram da fé”. 

COMO NASCE UMA IGREJA

Do zero? - Exatamente.
Abriu uma igrejinha semana passada na periferia de Diadema. Eu passava por aquela avenida todos os dias e nunca vi nada de novo, e de repente de uma semana para cá, notei uma placa na frente "Igreja Evangélica Fonte dos Mananciais de Deus" .Achei estranho o nome meio redundante - fontes dos mananciais  - eu colocaria ou fontes ou mananciais de Deus, pois segundo o dicionário Aurélio temos as seguintes definições:
Fonte: Nascente de água
Manancial: Nascente de água
Traduzindo em miúdos fica assim: "Igreja Evangélica Nascente de água das Nascentes de água Deus".   
Bom, mas voltando ao nascimento da dita-cuja... Fiquei curioso, para entender o que estava nascendo de uma forma tão tímida, visto que os grandes "leões" quando nascem, aparecem em um programa de TV com milagres e curas ensaiadas, e em pouco tempo já tem cristãos adeptos de todas as classes sociais, e assim conseguem expandir e manter o "negócio aberto", e logo em fase de expansão, a exemplo de algumas apostólicas que existem por ai. 
Contudo, esses fundadores, são quase sempre pessoas letradas e persuasivas.
Não vou dizer que são cultos porque isso eles não são, pois cometem erros em todos os aspectos: uma hecatombe no vernáculo e um verdadeiro assassinato aos ensinamentos bíblicos.
Estes pastores se fundamentam em um livro qualquer do velho testamento, começam a pregar sem nenhuma base teológica, e logo que acabam o repertório ensaiado, apela para as revelações, para os ensinamentos de homens, para as falsas doutrinas, e assim se desviam do verdadeiro evangelho do Senhor, que é o evangelho fundamentado no amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, (Lc 10:27),  e assim começa a exclusão religiosa, as rivalidades por espaço na TV, e a briga por disputa de fiéis pela cidade.
A tal igrejinha ainda em fase de nascimento, saindo da incubadora, enfrentou o primeiro problema: não ter lugar para os membros se sentarem!
A igreja ainda tem menos de 15 membros e com isso começa a petição de ofertas para ajudar a iniciar o ministério. Os irmãos entram como "sócios do negócio de Deus”, doando cadeiras, armários e toda a sorte de artigos necessários em uma igreja.
Outros irmãos que estão sem "oportunidade" na igreja do pastor "x", saem de lá para montarem uma banda nesta igreja, pois como tem um violão, uma guitarra ou uma bateria, e como a igreja das águas, é avivada, adere ao grupo por meio da banda e assim vai... 
O povo gosta de folia, e quando tem um som estridente, acredita que o poder de Deus ali naquele lugar se torna maior. O fogo cai, e os irmãos pulam metros de altura sob o "fogo do espírito". A esposa do pastor me aparece com umas revelações cada vez mais escabrosas, e dentro de poucas semanas tem pessoas maravilhadas com o poder dessas revelações de Deus.
Mais tarde, quando arranjam um dinheirinho, registram a empresa, digo: igreja,  (pois anotam o CNPJ logo abaixo do nome na placa como se dissessem: está registrado, não roubem meu nome!) e começam os shows de prosperidade e enganação, mais para prosperidade do que para salvação!
Comecei percebendo que essas igrejinhas minúsculas não pregam tanto a prosperidade, e até acreditam que o amor ao dinheiro é a razão de todos os males, (1 Timóteo 6:10) pois falam mal da igreja do "leão" (não falo isso fazendo alusão a nenhuma igreja, daquelas em que os líderes sempre são donos do maior pedaço do bolo), e por isso não exploram os fiéis nos dízimos e toda a petição de fato é aplicada na igreja para que esta cresça, de forma que os seus líderes sempre prestam conta dos gastos e rendimentos.
Conversei com irmão Jonas, [dessa igreja] e pude entender o seu nascimento, baseado em uma visão do pastor. 
Contou-me Jonas que este pastor, aqui chamado de Joel, pertencia a uma igrejinha destas dos ministérios pentecostais, e como membro, volta e meia tinha a oportunidade de falar algo, ou cantar um hino, fazer uma mini-pregação. Ele teria sido revelado por Deus que deveria fundar um ministério, para "banhar o povo de dEle". E me conta que nesta visão, esteve face a face com o Pai, e que saía de Seu Templo um rio de água limpa, e que o Próprio Deus lhe revelara um segredo, [o qual não me revelou, pois se o fizesse deixaria de ser segredo], nem fiz questão de saber dessas coisas ocultas, não quero carregar o peso de um segredo qualquer, mesmo que seja "de deus".
Ainda penso que Deus já nos revelou tudo o que deveria ser revelado por meio de Seu Filho, por quem constituiu herdeiro de tudo e por quem também fez o mundo (Hb 1:2).
A visão deste pastor, é totalmente contraditória ao que João diz: "Ninguém jamais viu a Deus" (1Jo 4:12), e até mesmo no Velho Testamento que estas igrejas tanto gostam de usar como base para pregações, temos indicação de que nenhum homem poderá ver a face de Deus e continuar vivo, a exemplo de quando Moisés pediu a Deus para mostrar a sua face (Êx 33:20).
Logo, passa a ser herética a visão deste pastor. Está até parecendo o Rick Joyner que conta a sua experiência de ter sido arrebatado até o terceiro céu para bater papo com Jesus!

Como diria um ditado usado pelo meu pai:Esse povo pensa que o céu está perto!!!"

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PENTECOSTALISMO X PENTECOSTES

Em uma de minhas buscas, li uma discussão sobre o que é “ser pentecostal”...
Não sei se minhas idéias são bem aceitas, mas como tenho o direito de falar, lá vai.

O termo Pentecoste vem do grego pentekosté, e significa o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Atualmente comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja, por conta de Atos 1:14.

Para os judeus é uma festa de extrema alegria, porque era a festa da Colheita (Êxodo 23:16). Eu não sou judeu!
Eles faziam o dia de Ação de Graças por conta da colheita do trigo. Até os proseletistas faziam parte desta festa, em que eram oferecidas as primícias no tempo. Pentecostes quer dizer especificamente “qüinquagésimo dia”.

Neste exato dia, no 50º após a morte de Jesus, ou seja, no primeiro pentecoste depois da morte de Jesus, a Igreja recebeu o Espírito Santo, por meio da Comunidade Cristã que restou em Jerusalém, relatado em Atos 1, 13-14.  O dia deste “evento” do Espírito ficou sendo chamado dia de Pentecostes, mas pentecoste é uma data de Ação de Graças dos Judeus e não um dia que a igreja definiu como o “dia do Espírito Santo” e muito menos um “fenômeno típico dos cristãos”.

Já tem cristão por ai, pregando que até Jesus Cristo foi pentecostalizado, no dia do seu batismo, em que o Espírito Santo desceu em forma de pomba como está escrito em  Mateus E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele” (Mt 3:16).
Isso por acaso seria o “pentecoste de Jesus”?
Quanta ignorância... Jesus por acaso depois disso começou a falar em línguas estranhas? De forma alguma. Jesus nunca falou em línguas, mesmo sendo cheio do Espírito Santo. E muitas igrejas pentecostais afora tem como requisito falar em línguas, para ser batizado no Espirito Santo.
Não me recordo dentro da Cronologia da História de Jesus que o seu batismo por João tenha se dado por volta da época do Pentecoste. Ou seja, ele não foi batizado 50 dias após a Páscoa e nem na época da colheita ou da Ação de Graças dos Judeus.
Vamos para a Bíblia Atos 1:8, o que Jesus disse aos discípulos: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Então podemos chamar este “evento” de Virtude do Espírito Santo, assim fica mais claro o termo usado como “batismo com o Espírito Santo”
Vamos relembrar um fato curioso, que todos os cristãos desinformados, relatam quando falam de pentecostalismo, de quando este termo surgiu no meio evangélico, depois da reforma. Na rua Azuza em 1906, ou melhor vamos falar cronologicamente para não confundir a cabeça das pessoas:
Em 1904 – Avivamento de Gales  - cerca de 100 mil pessoas se uniram ao movimento pentecostal. Os cristãos se basearam em Joel 2, 28-29.
 O pastor da Primeira Igreja Batista em Los Angeles Joseph Smale, foi a Gales para testificar o acontecimento, quando voltou a Los Angeles, tentou inflamar um evento similar em sua igreja, porém teve pouca repercussão e daí saiu da Primeira Igreja Batista para fundar a Primeira Igreja do Novo Testamento, e não parou com os esforços de trazer um pentecostes para o meio evangélico na sua nova denominação.
Dai pra cá surgiram muitas outras tentativas de avivamentos, em Minnesota, Carolina do Norte e até no Texas!!!
Em 1905 descobriu-se que falar em línguas era sinônimo de uma nova vida com Cristo, e esse modismo se espalhou por todo os Estados Unidos que fervorosamente oravam por avivamentos.
Só uma ressalva: Jesus, já havia recebido o Espírito Santo... sem Pentecoste!
Em 1909 – Avivavemento em Azuza - A Rua Azuza em Los Angeles, Califórnia, viveu um avivamento bem maior que os anteriores, encabeçada pelo pregador negro americano J. Seymor (William Joseph Seymor). Esta foi uma “reunião do avivamento pentecostal”, que aconteceu em 14 de abril de 1906, em um prédio da Igreja Metodista Africana. A grande novidade deste evento é que o “falar em línguas estranhas” passou a partir daí a se propagar para as demais igrejas;  Este evento foi o que fixou o pentecostalismo na Igreja do seculo XX, e como é um pouco escandaloso e nada ortodoxo para o ano, foi muito criticado e ainda é questionado nos dias de hoje.
Em outras palavras: Não tem nada haver “Pentecostes” com o “avivamento da rua Azuza”, mas infelizmente atrelaram uma coisa a outra e como é interessante juntar as partes para explicar o inexplicável, alguns cristãos de consideram pentecostalistas, sem ao menos saber o que significa.
Não sei se todos sabem mas o pastor negro que encabeçou o movimento do avivamento da Azuza, o pastor Seymor, era afiliado a Convenção Batista e após ter recebido o dom da glossolalia (falar em línguas), foi expulso da Convenção.
Alguns irmãos de outras denominações, de passagem por Los Angeles, acabaram por trazer a moda do dom de línguas para outros países, inclusive para o Brasil.
Para a Igreja Católica, até pouco tempo, os cristãos, recebiam o Espírito Santo no sacramento da Confirmação ou Crisma, mas para os Renovados Carismáticos, falar em línguas faz parte do figurino da Renovação...
No meio evangélico o que mais se escuta, é a preocupação no orar em línguas estranhas, como uma necessidade básica, quando na verdade eu não tenho isso como fundamento para o pentecoste. Quando me perguntam se eu oro em línguas eu respondo: “Sim! Oro em português, espanhol e alemão”.
Anda ancontecendo a torto e direito na igreja, os avivamentos por conta própria, e é isso que temo: Que a igreja se torne ainda mais um “antro de carnalidade” e que o Senhor Jesus seja apenas mais um dos inventores de religião.
Eu não sei o que tem haver o “falar em linguas e fazer barulho” com o avivamento que a igreja precisa.
Não devemos seguir a onda, como todos fazem. Vamos nos ater em Jesus Cristo, que nos liberta de tudo o que é mal!
Ai que saudade de Lutero!!!

domingo, 7 de novembro de 2010

La clave para el diablo (O Chaveiro do Diabo)

Ontem, resolvi fazer um tour pela cidade de Santo André, ou melhor, pelo leste de São Bernardo ao  oeste de Santo André.

Tomei um ônibus que faz este caminho e fiquei boquiaberto com tantas igrejas pentecas que vi. Dentre umas cinquenta igrejas que encontrei, consegui ver apenas uma igreja que me pareceu séria. Uma Igreja Batista Tradicional, que ainda prega o Evangelho de Cristo, pelo menos são as referências que tive dela. Ainda não visitei essa igreja, por isso não posso falar com tanta propriedade. 
   
O que mais me impressionou foi uma chamada em um cartaz, na porta de uma destas malaquianas emergentes: "venha fechar as portas do inferno"! O que me fez pensar que eles são os chaveiros do diabo, pois se podem trancar as portas do inferno à chave, são profissionais nisso, e ainda podem ensinar aos outros como armar essa peripécia. 

Antigamente, [nem faz tanto tempo assim] eu participei de uma destas campanhas, e posso detalhar como foi a experiência: Eles entregam para cada membro, um modelo de chave ainda sem lapidação dentro de um envelope, e por meio desse objeto, o fiel faz um voto de "x" reais, de acordo com a fé, e quanto maior a fé mais alto é o voto. Na minha época o menor voto foi definido pelo pastor em R$ 200,00. 

Esse tipo de voto, é uma heresia antibíblica, visto que Jesus deu a Pedro, as chaves do reino dos céus, (Mt 16:19), e não deu as chaves das portas do inferno para uma igreja fechá-las e abri-las quando quiser, como se fosse "o chaveiro do diabo", que oferece cursos para aberturas de porta do inferno e cobra alguns reais para ensinar aos fiéis a abrirem também.

Considero um absurdo, essas igrejas se autodeclararem donas das chaves do inferno, ou detentoras do poder de trancar essas portas!

Esta mesma igreja declarou em um programa de TV essa semana que o diabo está em nosso derredor rugindo como um leão, mas "não passa de um cachorrinho banguela, que tenta nos morder, e como não tem dentes, só acaba babando na gente". Ora, pois, isso é subestimar o diabo, que a bíblia trata como um ladrão que "não vem senão a roubar, a matar, e a destruir", João 10:10.

Mais pra frente, ainda na Rua Carijós, vi uma igreja enorme, com uma campanha poderosa "Campanha para a cura do câncer"! Até que combinou com o nome da igreja, "sara nossa terra", como se a terra fosse um grupo de pessoas doentes que precisam de cura física urgente.

E por aí vai, tem igreja para todo tipo de pessoa, e crença. Segue alguns dos exemplos que vi: Igreja dos Setes Castiçais de Ouro (penso que são os sete castiçais do Apocalipse 2), Igreja da Visão Apostólica (essas visões de apóstolos, me dão medo!), Igreja Evangélica Vida Eterna (essa eu conheço, e tem mais profecias do que vida), Igreja da Visão Adonai (essa  já é mais moderninha), Igreja Batista Adonai (penso que é parenta da anterior), Igreja Evangélica a Porta da Esperança (e eu que pensava que só Jesus fosse a Porta), Igreja do Trigo do Senhor (ainda não vi a igreja do bolo, do pão e do biscoito, mas vejo que não falta muito), Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Monte Moriá (aproveitam e fazem os votos de Abraão:  malaquiana), Comunidade Evangélica Estrela da Manhã (ainda bem que é da manhã, se fosse da noite, já seria do eclipse), Igreja Internacional da Graça de Deus (essa é famosa), Paróquia de Jesus Operário (antigamente o operário era José), Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (o nome já diz que o povo está todo doente), Igreja Evangélica Porta da Bíblia (não sabia que a Bíblia tinha porta), e mais uma quantidade de igrejas de nomes duvidosos, estranhos e totalmente contrários a sã doutrina.

Mais do que nunca estamos precisando de um novo Lutero e um novo Calvino para começarmos uma nova reforma protestante, só que desta vez o nosso foco não será mais, a santa madre, mas a banda podre do pentecostalismo que invadiu a igreja do Senhor.